segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ainda o Halloween e sua origem.


Bruxa moderna ainda em ritmo de Halloween...
Ao invés de vassoura, uma Vespa!
A montagem ficou ruinzinha, já que meus poderes no PS não são lá essas coisas.
Mas não resisti em postar. :)))
Fake, só o chapeu.
A gata é minha linda Brunette!Só passou do chão prá garupa.

ORIGEM DO HALLOWEEN

"All-Hallows-Eve"

O Halloween, ou Dia das Bruxas, não é uma invenção norte-americana, como pensa a maioria.

A origem do Halloween, na Irlanda e nas Ilhas Britânicas, remonta há mais de 2 mil anos. Na noite de 31 de outubro, os celtas comemoravam uma de suas maiores festas, o Samhain. Ao mesmo tempo, o dia 31 de outubro era o último dia do ano velho. Os celtas acreditavam que, nesse dia, o mundo dos vivos se encontrava com o mundo dos mortos.

Sacerdotes celtas tentavam expulsar os demônios com uma grande fogueira. Para se proteger contra poderes malignos, os celtas usavam máscaras amedrontadoras.

No século 8°, o papa Gregório 4° transferiu para o 1° de novembro o Dia de Todos os Santos, destinado a homenagear os mortos, a fim de cristianizar a festa celta de Samhain. Apesar disso, o "All-Hallows-Eve" – ou "véspera do Dia de Todos os Santos" – continuou sendo celebrado durante séculos na Irlanda católica.

Hoje, o símbolo mais destacado do Halloween é a abóbora oca, talhada em forma de careta e iluminada de dentro. Ela remete à lenda irlandesa do ferreiro Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), um beberrão que ludibriou o Diabo duas vezes, escapando do Inferno através de uma artimanha. Contudo, como não acreditava em Deus, tampouco pôde entrar no Céu. Em vez disso, o diabo lhe entregou um pedaço de brasa que ele escondeu em um nabo. Desde então, o ferreiro erra pelo mundo como um fogo-fátuo sem descanso.

Imigrantes irlandeses trouxeram a festa do Halloween para os Estados Unidos no século 19. Lá, eles substituíram o nabo como material da lanterna, pela abóbora que por ser maior, era mais apropriada.

Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or- treat)
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Fonte DW- World.de



>>Ando correndo contra o tempo!
Ontem virei a casa de cabeça prá baixo e troquei tudo de lugar na sala . E como uma coisa
puxa outra, "já que estamos mexendo aqui, vamos mudar aqui também"... e assim foi.
Gostei do resultado! essa semana vou tentar mostrar prá vocês.
Aproveitem o final do feriado!

3 comentários:

Nana disse...

hehehe a foto ficou legal!
Boa semana para ti querida e depois quero ver a transformação.

Iris Barcelos disse...

Ficou linda.....depois mostra a transformação....bjs.

analu disse...

Que linda foto. Adorei teu texto, sempre fico chateada porque as pessoas, não pesquisam mais sobre o assunto. Vejo um certo preconceito, sobre especialmente em que não conhece da onde vem as bruxas.Amei teu texto traz luz e informação correta. parabéns. Beijocas Ana Lucia